Carro com selo de economia

Trabalho desenvolvido pelo Inmetro mede o grau de eficiência de cada modelo em relação ao consumo de combustível por quilômetro rodado




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Assim como os eletrodomésticos, os carros agora têm uma classificação e identificação por sua eficiência energética, pelo  consumo de combustível. Desde o mês passado, esses veículos passaram a adotar selos que vão de A, mais eficiente, a E, menos eficiente.
O trabalho integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que mediu o consumo de combustível de 105 veículos ano 2012 vendidos no Brasil.
Os modelos Chevrolet não participaram da avaliação. No levantamento do Inmetro, 21 veículos, com diferentes motorizações, receberam o selo A e nove receberam o selo E. Foram observadas 23 versões de 20 modelos de nove marcas. O Diário publica, abaixo, os principais resultados obtidos.
Entre os carros populares, para tráfego na cidade, o Uno Mille Fire Economy, da Fiat, mil cilindradas (1.0) é o mais econômico. Classificado com o selo A, o veículo faz 8,9 quilômetros por litro, abastecido com etanol, e 12,7 quilômetros por litro, com gasolina. O modelo testado tem direção é mecânica, sem ar-condicionado. Para um motorista que gasta em média 50 litros por semana, este carro rodaria no mês 1.780 quilômetros com etanol ou 2.540 com gasolina.
Na estrada, os consumos do modelo passam a 10,7 quilômetros por litro de etanol e 15,6 quilômetros por litro de gasolina.
Um carro similar, o FordKa, recebeu a classificação C. Para se ter uma ideia da diferença, na cidade, com etanol, os modelos Base e Pulse Class, fazem 8,1 quilômetro por litro. Já com gasolina, fazem 11,6 quilômetros por litro.
A comparação com o Uno Mille mostra uma diferença de 160 quilômetros. Com 200 litros por mês, é possível andar 1.620 quilômetros. Na estrada, são 9,2 quilômetros por litro com etanol e 13,5 quilômetros por litro com gasolina.
Outro popular com selo A foi
o Gol Ecomotion, da Volkswagen. O modelo testado tem desempenho de 8,4 quilômetros por litro com etanol e, abastecido com
gasolina, o carro faz 12 quilômetros por litro, ambos na cidade.
Selo E
Entre os carros com pior pontuação no ranking do Inmetro, não há modelos com motor 1.0.Eles variam de 1.6 até os mais potentes 3.5 e receberam a classificação E. Com etanol e na cidade, o pior desempenho é do Ford Ecosport XLT Freestyle, 2.0. O carro de direção hidráulica e com ar-condicionado faz 5,2 quilômetros por litro. Com gasolina, o carro faz 8 quilômetros por litro. Numa simulação de uso de 200 litros de combustível por mês, o veículo poderia rodar 1.040 quilômetros com etanol e 1.600 com gasolina. Na estrada, o veículo faz 7 quilômetros por litro de etanol e dez quilômetros por litro de gasolina. Metodologia O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular tem como objetivo permitir que os consumidores comparem a eficiência energética dos veículos de uma mesma categoria para uma escolha consciente, além de fornecer informações sobre o consumo de combustível dos veículos leves  comercializados no Brasil. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, criada em 2009, é afixada de forma voluntária nos modelos participantes.
Na pesquisa, para garantir uma comparação uniforme entre os modelos, os testes foram feitos em condições controladas. Entretanto, em situações reais, fatores como qualidade do combustível, estado de conservação do veículo, calibragem dos pneus e uso de ar-condicionado influenciam o consumo e fazem variar os valores obtidos em laboratório.
Tabela de carros
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Fonte: Jornal Diário da Região

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