Cozinhar e lavar louça juntos pode salvar casamentos

Tarefas domésticas unem o casal/ (Foto: Thinkstock)
Todo mundo quer chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar um jantarzinho pronto, quentinho e com aquele cheiro que se espalha pela casa igual desenho animado. Mas de quem é a responsabilidade de fazer o jantar? E o almoço? E de lavar a louça?
Essas discussões levaram esses problemas que existem na vida de todos os casais para um nível preocupante. Uma pesquisa com mais de 2.000 adultos no Reino Unido mostrou que 59% deles discute sobre a divisão de tarefas domésticas, pelo menos, uma vez por semana. E ela está se tornando uma das causadoras de divórcios.

Os responsáveis pela pesquisa, o grupo JustEat, explica que as brigas para saber quem cozinha e quem lava a louça são mais tensas do que sobre dinheiro. E perdem apenas para quebra-paus sobre má higiene pessoal.

“São muitas as queixas que surgem em relação às triviais atividades domésticas. Disputas sobre quem assume a maior parte da cozinha e limpeza em uma casa podem ser a gota d'água em uma relação, em vez de questões até de mais peso, como a fidelidade", explica o advogado especializado em direito da família Simon Purkis.

Aqui no Brasil não há dados sobre como essas questões influenciam no divórcio, mas apenas por conversar com as pessoas é possível notar que o problema também existe e é bastante comum. A divisão de tarefas domésticas entre os casais são uma eterna briga e isso acontece em casas em que os dois trabalham fora igualmente.

Para amenizar o peso das atividades, essa pesquisa pode ser sua salvação: homens que dividem as tarefas de casa são mais felizes. E não estou tirando isso da minha cabeça, não. É um estudo da Universidade Umeå, na Suécia.

Eles acompanharam 723 pessoas por 26 anos e concluíram que quem não dividia os afazeres domésticos tinha mais problemas de saúde como ansiedade, nervosismo e problemas de concentração. Os que dividiam as tarefas se mantiveram mais tranquilos e felizes.

Além disso, cozinhar pode ser a saída para acabar com os problemas de rotina do casal. Para cozinhar as duas pessoas precisam estar em sintonia, trabalhar juntas e respeitar o espaço da outra. E claro, depois de tudo pronto, é hora de lavar a louça.

Essa divisão ou participação nas atividades rotineiras do outro fazem com que o relacionamento fique mais leve, que a pessoa que sempre cozinha, por exemplo, sinta-se valorizada e que as tarefas que desgastam o relacionamento e deixam, normalmente a mulher, cansada demais para se divertir tornem-se menos tortuosas do que são.

Você também vai gostar!

0 comentários