PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER


 Estudos recentes mostram que as fibras evitam tumores no intestino, na mama e no pâncreas

Não é um nutriente, segundo especialistas. Pode ser encontrada em cereais integrais, grãos, leguminosas, frutas, legumes e verduras. Presente em uma grande variedade de alimentos, protege o organismo do câncer de intestino. E pesquisas recentes sugerem que pode até prevenir contra o câncer de mama e de pâncreas.
Essa poderosa arma de proteção à saúde são as fibras. Segundo a nutricionista oncológica Thais Manfrinato
Miola, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, as fibras mantêm o bom funcionamento intestinal,  Auxiliam no controle da glicemia (açúcar no sangue) e lipemia (gordura no sangue), reduz risco de doenças no intestino e alguns tipos de câncer, além de auxiliar na redução ou controle do peso adequado.
Em relação à pesquisa sobre o câncer de mama, os estudos mostraram que é possível diminuir o risco
deste tipo de câncer com o consumo adequado de fibras, pois reduz os níveis de estrogênio no sangue. “Como bom funcionamento do intestino, aumenta-se a excreção do estrogênio circulante . O estrogênio é o hormônio feminino. Ele estimula o crescimento das células da mama, então, se uma dessas células for uma célula doente , ele também vai estimular o crescimento, pois o hormônio não faz diferença entre a célula saudável e a célula doente”, explica.
Ainda de acordo com a nutricionista oncológica, as fibras auxiliam no controle e na redução do peso, e o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para o câncer de mama. Já o câncer de pâncreas, Thaís
diz que não está bem esclarecido como as fibras auxiliam na sua prevenção, mas uma das hipóteses seria a
de que as fibras retardam o esvaziamento gástrico, controlando melhor a ação da insulina na entrada da célula, fazendo com que o pâncreas não se sobrecarregue. “Um dos fatores de risco para o câncer de
pâncreas que têm sido bem discutido é o diabetes mellitus. Alguns estudos apoiam a ideia de que o indiví-
duo diabético tem maior chance de desenvolver o câncer de pâncreas, pois o pâncreas é o órgão responsá-
vel pela produção da insulina. As fibras auxiliam também no controle da glicemia, fazendo com que o pâncreas trabalhe sem exageros”, diz.
 A nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, diz que é importante lembrar que um dos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer são dietas ricas em gordura animal, como manteiga, bacon e toucinho. “O alto consumo desses alimentos fontes de gorduras saturadas têm relação com o surgimento de câncer de pâncreas. O consumo exagerado de sal, condimentos e produtos defumados também contribui para o desenvolvimento de câncer pancreático. Para a prevenção, é fundamental o consumo de hortaliças, frutas e grãos integrais, que são fontes de fibras, e ainda de outros nutrientes e antioxidantes fundamentais para prevenção e tratamento do câncer”, ressalta.


 PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER
■ Um estudo do Colégio Imperial de Londres e da Universidade de Leeds, na Inglaterra, associou o consumo de fibras a uma menor incidência de tumores mamários. Os pesquisadores perceberam que a ingestão diária de 10 gramas de fibras solúveis derruba em 26% o risco de desenvolver esse tipo de câncer.
■ Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Referência Oncológico de Aviano, na Itália, avaliou 326 pacientes diagnosticados com câncer no pâncreas e 652 indivíduos saudáveis, para analisar a relação entre  uma dieta rica em fibras e o aparecimento do câncer. Os pesquisadores notaram que o consumo da versão solúvel fez despencar em 60% a probabilidade de tumores surgirem no órgão. 

Já a fibra insolúvel diminuiu o risco em 50% Estudos recentes mostram que as fibras evitam tumores no intestino, na mama e no pâncreas.
■ Aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume do bolo fecal, não permitindo que o organismo tenha tempo de absorver toxinas potencialmente cancerígenas.
■ Regulam o funcionamento do intestino, prevenindo contra câncer no intestino ■ Aumentam a saciedade, auxiliando no emagrecimento.
■ Auxiliam na redução e no controle da glicose e do colesterol, prevenindo diabetes e doenças cardiovasculares.











Fonte: http://diariodaregiaodigital.com.br

Caso encontre algum Link OFF  nos comunique!!!!

Você também vai gostar!

0 comentários